Parceiros

A Fidelity Sports Agency mantém parceria com as empresas:




   

Semeato+IFFAA Mkt+S.C.Gaúcho+Fidelity Sports = PARCERIA VISIONARIA

A parceria Semeato/Sport Club Gaúcho/IFAA/Fidelity Sports representa um projeto audacioso e ao mesmo tempo inovador no futebol do Rio Grande do Sul. A parceria tem como objeto o desenvolvimento das categorias de base do Sport Club Gaúcho, buscando estabelecer uma infra-estrutura ideal para a revelação de talentos do sul do país. Com as categorias de base, o projeto almeja realizar seu principal objetivo: engrandecer o clube através de um trabalho de âmbito social, promovendo a prática do esporte como atividade saudável e instrutiva, além de estabelecer a disciplina entre criança e adolescente da comunidade.

Neste contexto, o projeto visa estimular as sinergias entre as três entidades para formar equipes cada vez mais competitivas, criando assim, um “celeiro” formador de atletas que irão compor a equipe profissional do clube a curto e médio prazo. Desde 2001, a parceria SEMEATO/IFAA tem obtido sucesso descobrindo, formando, revelando e encaminhando jovens atletas da região para grandes clubes do Brasil e Exterior, através de sua bem sucedida infra-estrutura no futebol de salão e influência no meio futebolístico. Com a inserção do Sport Clube Gaúcho ao projeto, completa-se o elo que faltava, ou seja, um clube local com tradição e infra-estrutura no futebol de campo que possa oferecer reconhecimento e oportunidade de crescimento na carreira dos jovens atletas.

Histórica da Parceria
A empresa Semeato S/A, líder na fabricação de máquinas agrícolas para o plantio direto no Brasil e detentora de uma das marcas mais reconhecidas no Rio Grande do Sul e na América Latina, formou em 1995, um time de futebol para os filhos dos funcionários, visando uma maior integração, aproximação e reforço dos laços familiares de seus colaboradores. A iniciativa obteve sucesso desde seu primeiro ano, conquistando o título de Campeão Estadual da Categoria Pré-Mirim. A partir desta conquista, a equipe redobrou seus esforços para a ampliação de sua infra-estrutura no futebol de salão, possibilitando também a participação de crianças não relacionadas à empresa. Este processo caracterizou-se pela ênfase no trabalho social e comunitário, avançando nas áreas de saúde com toda a assistência médica, odontológica e de preparação física às crianças, assim como o acompanhamento psicológico e escolar. Desde então, a entidade conquistou 15 títulos estaduais, ganhou projeção nacional e internacional revelando craques como Fabio Rochemback (ex-Internacional a seleção Brasileira, atualmente no Barcelona, Espanha) e foi eleita equipe da década de 90 pelo maior número de títulos conquistados, resultados e organização. Com tantos títulos e uma estrutura sólida, a equipe Semeato de Futsal passou a atrair craques de todo o Brasil e até do exterior. De fato, atualmente, a equipe conta com uma escolinha de Futsal, que juntamente com suas equipes, engloba de 400 crianças e adolescentes entre 7 e 16 anos dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Em 8 anos de experiência com categorias de base, a Semeato acumulou experiência, know-know e uma base sólida de atletas que irão integrar a parceria firmada. Além do mais, como empresa atuante no ramo agrícola, seu nome possui reconhecimento nacional e internacional, o que certamente irá atrair mais atletas e torcedores às equipes do projeto.

Buscando ampliar sua infra-estrutura para otimizar seu projeto social, a Semeato e seus funcionários sonhavam em construir um centro de treinamento modelo, com ginásios e campos de futebol, capaz de atender às necessidades dos atletas em termos de preparação física e psicológica, além de conciliar alimentação e educação, com nutricionistas e professores para auxiliar os jovens nos estudos do ensino de primeiro e segundo grau. Como conseqüência, em 2001, firmou-se a parceria com a IFAA , objetivando a auto-sustentação do projeto e geração de recursos próprios ao mesmo tempo em que proporciona oportunidades para seus jovens atletas. Em outras palavras, jovens que antes apenas sonhavam seguir a carreira de atleta profissional de futebol passaram ganhar oportunidade em grandes clubes através da IFAA, empresa que prepara, encaminha, planeja carreira, assessora juridicamente e mantém financeiramente o atleta no clube, até que este firme contrato profissional com o clube.

Com uma equipe de profissionais qualificados, a parceria Semeato/IFAA promove a coletividade e habilidade de jogadores do Futsal para o dinamismo do futebol de campo. O sucesso da parceria demonstrou-se precocemente: 5 atletas foram encaminhados ao Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense em 2002 e 3 atletas à Sociedade Esportiva Palmeiras de São Paulo. Entre estes, destacaram-se os jovens Hélison de Gregori (Grêmio) e Marco Antonio de Mattos Filho (Palmeiras), considerado uma das maiores promessas de sua categoria e cotado para a seleção Brasileira sub-17. Na atual conjuntura do futebol Brasileiro, o empresário e a parceria exercem papel fundamental na orientação física, técnica, psicológica e financeira dos jogadores, necessários para impulsionar suas proeminentes carreiras. Além de Grêmio e Palmeiras, grandes clubes como Corinthians, Guarani, Portuguesa, Ponte Preta e São Caetano participam da parceria.

Com o advento da Lei Pelé em 1998, quando extingui-se o “passe”, os grandes clubes do país passaram a viver um momento de incerteza e transição, em que o investimento nas categorias de base torna-se oneroso e arriscado para os clubes. Neste contexto, o projeto alia-se ao Sport Clube Gaúcho, time de futebol tradicional de Passo Fundo que sempre revelou talentos. O Gaúcho, fundado em 1918, é um dos clubes mais populares do estado, rico em tradições e histórias folclóricas, com passagem de jogadores que marcaram época, tais como, Bebeto, o “Canhão da Serra”, goleador do campeonato Gaúcho.

Futebol com Gestão Administrativa Moderna

O projeto, portanto, passa a vestir a camisa alviverde do Sport Clube Gaúcho de Passo Fundo, para suprir a lacuna que lhe faltava: uma identidade própria no futebol de campo, com infra-estrutura local, tradição e popularidade necessárias para engrandecer a parceria e o clube. Como conseqüência, a parceria adicionará a base do Futsal da Semeato às equipes de categoria de base do Gaúcho, para formar um único time competitivo. As 3 entidades, então estabeleceram uma parceria de benefício mútuo, com um conceito visionário que procura atrair e canalizar os maiores talentos do interior do Estado para o projeto, onde o atleta receberá toda a infra-estrutura para poder desenvolver seu potencial. A idéia é de planejar a carreira do atleta desde cedo e a longo prazo, sabendo que ao atingir a idade apropriada poderá concretizar o sonho de jogar futebol profissional no Sport Clube Gaúcho e outros times.

As categorias de base do Gaúcho serão administradas através do know-know de sucesso da Semeato, que juntamente com a IFAA, buscará recursos e patrocínios e patrocínios para manter e promover as seguintes equipes em 2003, e assim sucessivamente:

Uma das principais vantagens desta nova parceria é a permanência do atleta com sua família em Passo Fundo ou na região, já que os jovens estavam sendo encaminhando aos clubes de Porto Alegre e São Paulo com 13 a 16 anos. Treinando e Jogando no Gaúcho, os atletas adquirirão a técnica e disciplina enquanto esperam idade suficiente e propícia para morarem sozinhos e encararem os desafios de um grande clube de futebol. Além disso, evita-se que os atletas interrompam ou prejudiquem seus estudos.

Para esta inovadora parceria, os dirigentes das 3 entidades propõem uma gestão administrativa moderna com ótica empresarial, visando a auto-sustentação e o retorno financeiro necessários para melhorar a infra-estrutura, ampliar o projeto e o número de atletas, além de gerar recursos para o engrandecimento do time profissional do Sport Club Gaúcho e para o próprio clube social e seus associados. Para tal, será desenvolvido não somente um planejamento a curto, médio e longo prazo, com metas e objetivos, como também um plano de marketing esportivo para alavancar patrocínios, contratos de publicidade e outras fontes de renda para o projeto. Na atual estrutura do futebol Brasileiro e mundial, os clubes de pequeno e médio porte necessitam de uma administração controlada e profissional voltada à formação de atletas e revelação de craques para a sua sobrevivência. Neste ambiente, onde ainda não há uma legislação desportiva definitiva e coerente, o ritmo das mudanças é tão rápido, que a capacidade dos clubes em se adaptar tornou-se, agora, uma vantagem competitiva.

É importante ressaltar que a parceria engloba não somente as categorias de base, mas também a equipe profissional, já que a finalidade das entidades é fortalecer o projeto como um todo: criar uma fonte reveladora de craques para o time profissional, aumentar o poder de geração de recursos do clube, aumento da participação do público (principalmente os familiares dos atletas amadores e simpatizantes das equipes de Futsal da Semeato), levar o Gaúcho à elite do futebol do Rio Grande do Sul, manter uma equipe competitiva capaz de conquistar títulos e promover uma participação social efetiva. Em resumo, os maiores beneficiados com a parceria serão os jovens aspirantes atletas, o Sport Clube Gaúcho e seus associados, os torcedores de Passo Fundo e a comunidade.

Rua Vereador José Diniz, 3725 cj 72 – Campo Belo - Pabx: 55 11 5095-5515